A Petrobras deve voltar a importar diesel já em julho, após três meses sem recorrer ao mercado externo. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (25/6) pela presidente da estatal, Magda Chambriard.
Segundo Chambriard, a companhia conseguiu atender à demanda interna entre abril e junho apenas com produção própria, mas a necessidade de importação deve retornar no próximo mês.
“Nós não precisamos importar diesel nem em abril, nem em maio, nem em junho. Mas agora em julho teremos que importar. Mas só por enquanto, porque já estamos estudando, nesse quinquênio, estudando para como ser autossuficiente em diesel”, disse durante evento em Três Lagoas (MS).
Apesar dos esforços para ampliar a produção nacional, o Brasil ainda depende de importações para suprir parte relevante do consumo de diesel. Atualmente, cerca de 25% a 30% do combustível utilizado no país vem do exterior, o que deixa o mercado mais sensível a oscilações internacionais de preços e oferta.
Nos últimos meses, a Petrobras conseguiu evitar compras externas ao elevar a produção e otimizar o funcionamento das refinarias. A presidente da estatal afirmou que a companhia estuda estratégias para reduzir essa dependência no médio prazo. A meta é alcançar a autossuficiência na produção de diesel, atendendo à demanda sem necessidade de importações.
Segundo Chambriard, a Petrobras também tem ampliado investimentos e retomado projetos para aumentar a capacidade de refino e produção de combustíveis no país.
A volta das importações ocorre em um cenário de volatilidade no mercado internacional de petróleo, influenciado por tensões geopolíticas recentes, que impactaram preços e cadeias de abastecimento.
Com isso, a estratégia da estatal tem sido equilibrar produção interna e compras externas para garantir o abastecimento e evitar pressões adicionais sobre os preços dos combustíveis, calibrando as expectativas de inflação.




