Flávio faz queixa ao STF contra Janones por injúria e pede R$ 200 mil

Breno Esaki/Metrópoles/Mario Agra/Câmara dos Deputados

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apresentou, nessa quinta-feira (25/6), uma queixa-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal André Janones (Rede-MG) por injúria. A denúncia tem como base cinco publicações feitas pelo parlamentar mineiro nas redes sociais entre março e junho de 2026.

Na petição, a defesa de Flávio afirma que as postagens extrapolam os limites da crítica política e contêm ofensas pessoais, expressões injuriosas e um discurso recorrente de ódio. O objetivo, ainda segundo a defesa de Flávio, é atingir a honra e desgastar a imagem pública do senador.

“Em verdade, o Querelado (Janones) é contumaz na promoção de conteúdos ofensivos para fins de desgaste reputacional, o que reforça o elemento subjetivo de sua conduta, deixando claro que não se trata do regular exercício do mandato, mas sim da utilização das redes sociais com propósito único de atingir a honra do Querelante (Flávio Bolsonaro)”, diz trecho da ação.

Entre as publicações anexadas ao processo, Janones chama Flávio Bolsonaro de “bandido” em duas ocasiões e utiliza os termos “ladrão”, “vagabundo” e “miliciano” para se referir ao senador. Na mesma postagem, também classifica o grupo político ligado ao parlamentar como “bandidagem” e “quadrilha”.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Ver todas as newsletters

Flávio pede R$ 200 mil de indenização

A defesa cita como precedente a condenação do deputado federal Éder Mauro (PL-MT) por difamação contra o ex-deputado Jean Wyllys e sustenta que o caso reforça a necessidade de responsabilização de Janones.

Além da condenação criminal, Flávio Bolsonaro pede que André Janones seja condenado ao pagamento de, no mínimo, R$ 200 mil por danos morais.

Os advogados também alegam que as publicações disseminam discurso de ódio e representam risco à integridade física do senador.

“Vou continuar chamando de bandido”, diz Janones

Ao Metrópoles, Janones disse que só está exercendo sua liberdade de expressão e afirmou que continuará fazendo acusações contra o filho do ex-presidente.

O parlamentar mineiro também declarou que pretende retomar discussões sobre o caso Marielle Franco e disse que abordará o que chamou de “envolvimento, até hoje não explicado, da família Bolsonaro” no assassinato da vereadora .

“Só estou exercendo minha liberdade de expressão, garantida pela nossa Constituição, pelo STF e pelo meu mandato parlamentar, e “defendida” pelo Flávio. Vou continuar chamando ele de bandido , miliciano e ladrao, pois é o que ele é. E eu ainda nem comecei, to só no esquenta. Quando começar a campanha é que eu vou por pra torar. Inclusive vou trazer a torna o envolvimento , até hoje não explicado, da família Bolsonaro com o assassinato de Marielle Franco. Eles que se preparem pois não tenho medo deles e nem de ninguém.”, escreveu Janones.

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Print

Siga nossas Redes Sociais