Hospital Raimundo Chaar será base de ação que reforça cirurgias no Acre pelo SUS

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, iniciou uma mobilização nacional que também beneficia diretamente o Acre com a ampliação de cirurgias eletivas e a reativação de salas cirúrgicas na rede pública do SUS. A ação integra o programa “Agora Tem Especialistas” e busca reduzir a fila de espera por procedimentos de média e alta complexidade no estado.

No Acre, o principal serviço contemplado é o Hospital Raimundo Chaar, localizado em Brasiléia, que passa a realizar 938 procedimentos adicionais durante o período da mobilização. Entre os atendimentos ofertados estão cirurgias vasculares, como tratamento de varizes, além de Ofertas de Cuidado Integrado (OCIs), voltadas para avaliação de risco cirúrgico e acompanhamento pré-operatório.

A iniciativa faz parte de uma estratégia nacional que envolve 20 estados e 46 unidades de saúde, com a previsão de aproximadamente 16 mil procedimentos especializados em todo o país. No modelo adotado, o Ministério da Saúde atua tanto na reativação de estruturas públicas ociosas quanto na contratação de equipes, insumos e equipamentos para acelerar o atendimento.

No Acre, a ação é voltada principalmente para pacientes que já estão inseridos na fila de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso à atenção especializada.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é utilizar a capacidade instalada dos hospitais públicos e privados para enfrentar a demanda reprimida, fortalecendo o atendimento em regiões onde há maior acúmulo de solicitações por cirurgias.

Além do Acre, outros 19 estados também participam da mobilização, incluindo Amazonas, Pará, Rondônia e demais unidades da federação, com foco na ampliação do acesso à saúde especializada e na redução das filas do SUS em todo o país.

Lucas Vitor

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Print

Siga nossas Redes Sociais